NOSSA HISTÓRIA

A CAFELMA - CARAVANA DA FRATERNIDADE ESPÍRITA LEOPOLDO MACHADO, teve o seu nascimento no dai 30 de Outubro de 1977, no salão de reuniões da UEDAC - União Espírita Deus, Amor e Caridade - Casa da Vovozinha, na Rua Ídio Piragibe, 182 no Centro de João Pessoa/PB.


Naquele dia comemorava-se o quadragésimo sexto aniversário daquela Instituição Espírita, e exatamente por estar naquela Casa vários visitantes do Nordeste inteiro como José Alves Filho, representando o estado do Ceará, Luiz Honorato de Morais, representando o estado de Pernambuco, Cleante Pereira Brás, representando o estado de Sergipe, Arnon Mendonça de Oliveira, Representando o estado de Alagoas, mais tarde, se incorporou o Jornalista Ismael Ramos das Neves, e assim, todos estes intimoratos trabalhadores da causa espírita, sob a liderança de José Teixeira de Araújo da Paraíba, criaram aquele que foi e continua sendo um dos mais belos movimentos de fraternidade entre os espíritas nordestinos A CAFELMA.


Inicialmente sob o nome de CICENE - Conselho Interestadual de Confraternização Espírita do Nordeste, depois Caravana Interestadual de Confraternização Espírita do Nordeste.


Todos os anos havia um Encontro nos dias de carnaval integrando esses estados, ali se trocava experiências, se confraternizava, desenvolvia-se trabalhos importantes como a introdução da Escola do Quilo nos Centros Espíritas que se incorporavam ao trabalho e tudo sob a égide de Jesus e Kardec.


O que nós conhecemos como Arte Espírita, hoje, começou seu esboço naqueles dias de confraternização, pois os jovens eram estimulados a participar com Arte e assim a poesia, a música e o teatro espírita eram amplamente disseminados por todos estes rincões como uma grande festa espiritual.


A FEB - Federação Espírita Brasileira, através do CFN - Conselho Federativo Nacional começou a ver nesta atividade uma ameaça a sua hegemonia e na Revista Reformador de Junho de 1978, baixou uma bula condenando tal movimento, pois se caracterizava movimento paralelo, já que a Federação já propunha tal trabalho.




Vale salientar que a FEB nunca fez este movimento de integrar os estados nordestinos. Quando a FEB estimularia a criação de Centro Espírita e a fundação da Campanha do Quilo como forma de instaurar um trabalho social junto aos mais carentes? Nem naquele tempo, nem hoje, mas era assim que a CAFELMA dava força aos companheiros nordestinos que desejavam levar adiante um trabalho social.


O Movimento CAFELMA continuou firme e forte até o ano de 1987, que apesar da perseguição que se deu, a espiritualidade os mantinha unidos, intimoratos e fortes. Não obstante, as pressões que se seguiram por 10 anos consecutivos.


A Federação Espírita Brasileira, na sua busca de dar fim ao movimento CAFELMA, traçou um plano de reunir todos os cafelmistas e propor a incorporação do Movimento que fazia a CAFELMA, aliando-se e prometendo continuar tal projeto. 


Em 18 de Julho de 1987, a FEB conseguiu seu intento. Sob tais promessas os cafelmistas aceitaram suas condições para trabalharem juntos e fizeram o documento abaixo:






A FEB assumiu e imediatamente finalizou tal movimento, pois já fazia a integração à lá maniere febeana e não tinha interesse em manter tal trabalho. Assim os cafelmistas ainda suportaram por três anos fazendo visitas informais uns aos outros e como viu que a intenção era destruir tal trabalho a CAFELMA retornou! Agora sob o nome de MENSAGEIROS ESPÍRITAS DA FRATERNIDADE, conforme documento:






Em pouco tempo depois retorna o nome CAFELMA - CARAVANA DA FRATERNIDADE ESPÍRITA LEOPOLDO MACHADO.


E até hoje, a CAFELMA segue adiante. Firme e forte!


Sob a proteção dos venerando Espíritos Dr. Bezerra de Menezes, Maria de Nazaré, Leopoldo Machado, Auta de Sousa, Francisco Cândido Xavier, Francisco de Assis, Vicente de Paulo, Fabiano de Cristom Elias Sobreira e grande plêiade de bondosos mentores, a CAFELMA prossegue fazendo o Bem e a integração dos espíritas da forma mais simples e humilde levando o amor, o socorro aos necessitados e iluminando consciências Nordeste a fora. 




Foi com o desejo de trazer a história desses grandes trabalhadores das lides espíritas que buscando documentos para organização deste Blog.


E nossa busca ainda continua, pois ainda vamos biografar cada um desses amigos do Bem para que amanhã, o mundo conheça quem foi cada um deles.


Ainda conseguimos uma ATA de 2001 em que o saudoso irmão José Teixeira de Araujo, tece alguns comentários sobre a fundação da CAFELMA e a retomada das atividades da Caravana, não obstante ainda estamos coletando a documentação para restaurar a história da Caravana da Fraternidade Espírita Leopoldo Machado - CAFELMA.


"Os cães ladram e a Caravana passa!" (ditado árabe)

Pag.01

Pag.02
Pag.03

Pag.04


José Teixeira de Araújo - Idealizador da CAFELMA