segunda-feira, 30 de maio de 2011

REGISTRO HISTÓRICO => MEBEM - MOCIDADE ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

(A MEBEM em Aracaju/SE, Marcelo Firmino, Sérgio Beltrão, Cristina Teles, Raquel Maia, Merlânio Maia, Erlane, Josineide... e os mais velhos Maria José N. Teixeira, José Teixeira, Lucila Chacon, Heleno Vidal de Recife, José Noronha,Fernandinho de Recife, entre outros)

Um capítulo à parte da história da CAFELMA, é a MEBEM - Mocidade Espírita Bezerra de Menezes da UEDAC - União Espírita Deus, Amor e Caridade, em João Pessoa/PB.
(Marcelo Firmino, Cristina Teles, Raquel Maia,Sérgio Beltrão, Andréia e Ricardo Beltrão ao violão)

Fundada por José Teixeira de Araújo em 1964, no clímax da Ditadura Militar, nessa época, a FEB - Federação Espírita Brasileira teria baixado um normativo para se extinguir todas as mocidades e juventudes espíritas, por medo do momento político em que o Brasil vivia.
(José Teixeira de Araújo e Maria José Noronha Teixeira)

José Teixeira, ladeado por sua esposa a inesquecível Maria José Noronha Teixeira, decidiu investir neste movimento, atraindo muitos talentos e formando uma mocidade de 72 jovens regulares e muito outros mais voláteis.

Esta Mocidade foi a precursora da Arte Espírita no Nordeste. Saíamos na CAFELMA recheando de Arte todos os momentos. Fazíamos Teatro com competência, compúnhamos músicas espíritas, fazíamos poemas e onde chegássemos era uma festa espiritual.

Era um momento em que o espiritismo era ainda fechado, sisudo, mas nós estávamos iniciando a Arte Espírita, de uma forma elevada e bela.
(MEBEM na hora do bolo de aniversário boca livre)


Ali encontramos um espaço especial para nos descobrir espíritos eternos;
(Aqui parte da MEBEM com José Teixeira de Araújo e Clécides e Geni Finizola, fundadores da Mocidade)

Ali naquele recanto da UEDAC - União Espírita Deus, Amor e Caridade, nos vimos e sentimos a proximidade e a irmandade de que fazíamos parte de um passado remoto;
(Momento de Arte da MEBEM com o poeta José Brasil assistindo em primeiro plano)

Entre nós, Arte Espírita vai nascendo e se formando de da forma mais lídima e real, levando aos corações o alento, a consolação e desvelando a vida de mais alto;

(Reunião da MEBEM nos sábados à noite, aqui com a explanação de José Teixeira de Araújo)

Ali nos reencontramos e nos amamos e encontramos nossos amores, namoramos, casamos e até hoje somos mais de 20 casais juntos, felizes, amigos e todos ligados a lideranças dentro do movimento espírita, palestrantes, cantadores, poetas, presidentes de Instituições Espíritas, escritores espíritas, etc.


Por essas e outras...

Salve a MEBEM!!!
(Merlânio e Raquel Maia namorando. Hoje 24 anos de casados) 

3 comentários:

carlos peixoto disse...

Valeu, está muito bom!!!

carlos peixoto disse...

Estaremos, em agosto, na Paraiba, para nos confraternizar-mos.É assim que Leopoldo Machado nos orientava.

CAFELMA BRASIL disse...

Valeu, Carlos,

Vamos seguir o exemplo de Carlos e comentar as postagens.

Abração